MCMV na baixada santista 2014
A pesquisa A Produção do Programa MCMV na Região Metropolitana da Baixada Santista: Impactos Urbanos e Ambientais dos Empreendimentos avaliou o padrão de inserção urbana dos conjuntos de Faixa 1 produzidos pelo programa feredal na região da Baixada Santista.
As análises foram feitas em escala regional, através de leituras territoriais, quantitativas e qualitativas, a partir do conjunto dos empreendimentos aprovados até dezembro de 2012. De 2013 em diante, pesquisas de campo e levantamentos amostrais possibilitaram análises mais localizadas e detalhadas quanto às diferentes situações de inserção urbana, visando identificar os impactos urbanos, ambientais e sociais nas famílias beneficiárias do programa. Os estudos de caso foram realzados em dois municípios: São Vicente e Itanhaém.
Os resultados da pesquisa foram publicados no livro “Minha Casa … E a Cidade? Avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida em seis estados brasileiros”, editado pelo Observatório das Metrópoles, e no Relatório Final.
A pesquisa aponta diretrizes de alteração tanto para as normativas do programa, quanto para sua estrutura, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Habitação.
sobre o projeto
-
A pesquisa foi realizada em articulação a outros 10 núcleos de pesquisa do Brasil, com o objetivo de analisar as condições e padrões de inserção urbana dos empreendimentos de Faixa 1 do MCMV em diferentes contextos urbanos. Além das análises, o estudo também produziu recomendações para aprimorar o programa federal e aperfeiçoar a Política Nacional de Habitação.
-
O projeto foi feito no âmbito da Chamada MCTI/CNPq/MCIDADES No 11 (2012) e visou subsidiar o próprio Ministério das Cidades, além de outros agentes promotores do MCMV, no sentido de aprimorar o programa habitacional. Além de atender o órgão do Governo Federal, a pesquisa também contribui para o desenvolvimento científico, assim como para a população atendida por esse e por outros programas habitacionais no país.
-
Natasha Mincoff Menegon, Danielle Klintowitz, Margareth Matiko Uemura, Ana Cristina Gentile Ferreira, Maria Beatriz Cruz Rufino, Luiz Tokuzi Kohara, Carolina Rago Frignani, Felipe de Freitas Moreira, Filipe Maciel Paes Barreto e Nelson Saule Júnior.

