notícias
Conheça a série de programas “Desafios das Cidades”
15/08/2025A cultura nas cidades está sempre em movimento. Isso é ainda mais verdade durante o século XXI, com a chegada de tecnologias de comunicação que, por um lado, facilitam a criação e divulgação de produções culturais por todos; e, por outro, trazem problemas como a plataformização (digitalização de setores da sociedade e serviços) que impõe modelos estrangeiros e ameaça atropelar manifestações locais.
Para discutir essa e outras questões colocadas para os moradores das cidades, o Pólis, em parceria com o Le Monde Diplomatique Brasil (Diplô), lançou a série de programas “Desafios das Cidades”. São seis episódios discutindo arte, cultura, políticas públicas e seus impactos na vida dos grandes centros urbanos.
A série foi veiculada pela TV PUC-SP; Canal Universitário de São Paulo; Canal Universitário de Florianópolis; TV Kirimurê, de Salvador; e TVT, de São Paulo.
Confira os episódios abaixo:
episódio 6 | os artistas de rua na cidade
Pinturas, grafites e murais estampam paredes e prédios, transmitindo mensagens de artistas de rua para o público. Embora não seja um fenômeno novo, essa forma de expressão ganhou escala, reconhecimento e até espaço em mostras internacionais. O episódio investiga o que esses artistas buscam, o que expressam e como atuam como “antenas da sociedade”, como definiu Erich Fromm. Clique aqui para assistir.
episódio 5 | as cidades brasileiras e seus equipamentos culturais

A maioria das cidades brasileiras, especialmente as de pequeno porte, carece de equipamentos culturais. Mesmo municípios médios muitas vezes não têm cinemas, teatros, bibliotecas ou centros culturais. O episódio debate como enfrentar essa escassez, quais políticas de incentivo podem ser implementadas e como ampliar a visão sobre a riqueza presente na diversidade cultural. Clique aqui para assistir.
episódio 4| cultura, valores e a arte indígena

Muitas vezes não percebemos a importância da contribuição dos povos indígenas para a cultura brasileira. Nomes de ruas e cidades, inúmeras línguas e etnias, artesanato, modos de convivência, representações místicas, músicas e a relação com o sagrado e a natureza são alguns desses elementos. O episódio reflete sobre como reconhecer, valorizar e preservar essas expressões culturais na contemporaneidade. Clique aqui para assistir.
episódio 3 | tradições culturais de afrodescendentes

Nas lutas contra a discriminação racial e a herança escravocrata que carregamos em nossa sociedade, é preciso evidenciar a riqueza das expressões culturais que nos trouxeram os negros e que se reproduzem por seus descendentes. Samba, músicas, danças, pinturas, esculturas, culinária e uma filosofia comunitária estão entre os legados que moldaram nossa identidade. O episódio discute como valorizar essas práticas e como essa cultura se transforma na convivência com outras contribuições. Clique aqui para assistir.
episódio 2 | juventude e iniciativas culturais
Na falta de espaços e equipamentos públicos destinados a acolher a juventude e suas expressões culturais, essa mesma juventude vai criando seus próprios espaços nos bairros em que vive. São recitais de poesia, slams, músicas que expressam suas vidas. Eles promovem festivais e encontros, levam para as ruas sua produção cultural e necessitam de apoio do governo para seguir adiante com essas experiências em suas realidades. Clique aqui para assistir.
episódio 1 | cultura e redes sociais
As redes sociais vieram para ficar, mas será possível utilizá-las para valorizar e difundir as múltiplas experiências culturais desenvolvidas pela cidadania? Como elas podem ser aliadas e quais desafios e soluções geram para as cidades? Este episódio debate como a ampliação da comunicação pelas redes sociais afeta o viver coletivo e individual nos territórios, gera rápidas mudanças e mobiliza pessoas. Clique aqui para assistir.



